Por favor, preencha os campos em vermelho para efetuarmos sua busca com maior precisão.
Contato enviado com sucesso!

Informações ao viajante

Tire suas dúvidas

  • Passagem Aérea Nacional
    • Nome do passageiro na reserva deve constar conforme documento que o passageiro irá utilizar para viajar.

      Documentação dentro do Brasil são aceitos: Passaporte (válido até o término da viagem), RG (Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados), CREA, CRM, OAB, Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade Militar, entre outros documentos de identidade civil válidos em território nacional, desde que o mesmo esteja em bom estado de conservação. Crianças menores de 09 anos podem viajar com Certidão de Nascimento Original.

      Bagagem de mão

      Voos Domésticos (dentro do Brasil).

      A franquia de bagagem de mão é de, no mínimo, 10 Kg. Ou seja, o passageiro tem direito de levar com ele na cabine da aeronave até 10 Kg sem qualquer custo extra.

      Atenção! Por motivo de segurança ou de capacidade da aeronave, o transportador poderá restringir este peso de 10kg, bem como o conteúdo da bagagem de mão. Estas informações estarão obrigatoriamente no contrato de transporte. Fique atento a este tipo de informação.

      Por medidas de segurança, não podem entrar na mala de mão objetos cortantes e produtos inflamáveis ou explosíveis. Para voos internacionais, frascos com líquidos com mais de 100 ml também não são admitidos. Na dúvida, consulte a empresa aérea. 

      Evite despachar bagagens que contenham objetos de valor, tais como: joias, dinheiro, eletroeletrônicos (celulares, notebooks, filmadoras etc.). Esses objetos devem ser transportados, de preferência, na bagagem de mão.

      Atenção! Pese sua bagagem antes de sair de casa para assegurar que ela está dentro do limite que você contratou.

      Bagagem despachada

      Após a edição da Resolução n°400/2016, as empresas aéreas podem praticar a venda de passagens aéreas com diferentes franquias de bagagem despachada ou até mesmo sem a franquia, para passageiros que optarem por não utilizar esse serviço. Nas tarifas oferecidas em nosso portal, NÃO está inclusa a franquia de Bagagem. Para incluí-la ao seu bilhete, entre em contato conosco por meio de um de nossos canais de atendimento. Sua Bagagem poderá ser inclusa antecipadamente via agencia de viagens e/ou via balcão aeroporto no dia de sua viagem, mediante pagamento da taxa de bagagem que deverá ser cobrada por trecho e por passageiro. Atenção para o peso, as dimensões, ou a quantidade de bagagem despachada permitidos em cada tarifa.

      Informamos que a guarda e a condução da bagagem de mão é de inteira responsabilidade do Cliente. No entanto, para bagagens de mão e bagagens despachadas no porão do avião, existem algumas exceções. Portanto solicitamos que entre em contato direto com a sua Cia Aérea através de seu site ou telefones.

      É proibido transportar produtos de origem vegetal ou animal. 

      Menores de 02 anos não pagam tarifa, porém não tem direito a assento e nem a babagem, o bebê viaja no colo do maior responsável.  Taxas aeroportuárias, e de serviço deverão ser pagas normalmente. 

      Crianças até 12 anos podem viajar acompanhados de outro passageiro maior de 18 anos que seja parente em até terceiro grau, são eles: pais, avós, tios e irmãos. É imprescindível que o documento de identificação da criança comprove a filiação ou parentesco com o responsável, que também deverá apresentar um documento de identificação válido. No caso de estarem viajando com pais ou irmãos o RG é válido, porém se for com avós ou tios é necessário apresentar a Certidão de Nascimento.  Se a criança estiver viajando com qualquer outro maior que não se classifique como parente de até terceiro grau, deverá ser apresentada autorização expressa do pai, mãe ou responsável legal autenticada em cartório.

      Passageiros com necessidades especiais, que necessitam de qualquer tipo de auxílio, a companhia aérea deverá ser avisada previamente.

      Mulheres grávidas com 24 semanas ou mais de gestação necessitarão de autorização médica para embarque tanto em voos quanto cruzeiros, nacionais e internacionais, podendo ainda o comandante autorizar seu embarque ou não. 

      Animais domésticos podem ser autorizados a viajar no interior da cabine ou no compartimento de bagagem. Este serviço não está incluso no valor da passagem e a companhia aérea deverá ser previamente consultada.  Muitas vezes será necessário atestado veterinário para que o animal possa seguir viagem.

      Assentos podem ser marcados após a emissão da passagem mediante política e disponibilidade das companhias aéreas. As companhias aéreas se resguardam o direito de alterar o assento marcado caso necessitem. 

      Bagagem extraviada ou danificada, o passageiro deverá solicitar auxilio imediato no balcão de informações localizado dentro do setor de desembarque do aeroporto. As companhias aéreas não aceitam reclamações posteriores.Para facilitar a identificação e localização em caso de extravio, recomenda-se ao passageiro colocar uma etiqueta por foga da bagagem com nome, endereço completo e telefone. 

      Recomenda-se sempre seguro de viagens que dá assistência médica e odontológica ao viajante.

  • Passagem Aérea Internacional
    • Nome do passageiro na reserva deve constar conforme documento que o passageiro irá utilizar para viajar.

       

      Documentação: 

      Mercosul e países acordados (Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela), brasileiros podem viajar com documento RG em bom estado de conservação e que não tenha mais de 10 anos a partir da data de expedição, bem como Passaporte com validade de pelo menos 6 meses por todo o período da viagem.

      Demais países é necessário Passaporte com validade mínima de até 6 meses por todo período da viagem.  Menores de 18 anos além de Passaporte necessitam apresentar juntamente o RG.

       

      Vistos, checar a necessidade de vistos de entrada nos países dos quais pretende visitar.

      Diversos países poderão exigir algum tipo de vacinação, consultar consulado do país que deseja viajar. Se for o caso será necessário tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem, o viajante deverá também providenciar carteira de vacinação internacional junto a Anvisa antes do embarque. Consulte informações sobre vacinas no nosso menu de informações.

      Para viagens internacionais o passageiro deve sempre verificar as exigências imigratórias de cada país. Brasileiros quando viajam para o exterior necessitam ter passagem de volta já confirmada, comprovante do local aonde irá se hospedar (confirmação de hotel ou carta convite, por exemplo) e dinheiro para se manter durante todo o período da viagem onde vale demonstrar cartões de crédito internacionais, cartões VTM (Visa Trabel Money) juntamente algum valor em espécie na moeda do país que está visitando. 

      Seguro de viagens que dão assistência média e odontológica são obrigatórios para entrada em alguns países. De qualquer forma são sempre recomendáveispara todos os demais. Atendimentos médicos e odontológicos são sempre feitos de forma particular para os turistas, dessa forma o seguro de viagens é sempre interessante fazer. O seguro deve ter cobertura do dia que o viajante deixa o país até o dia que pisa em solo brasileiro novamente.  Para Europa, por exemplo, brasileiros necessitam de um seguro que cubra EUR 30 mil de assistência medica acidental. 

      Passageiros com necessidades especiais, que necessitam de qualquer tipo de auxílio, a companhia aérea deverá ser avisada previamente. 

      Mulheres grávidas com 24 semanas ou mais de gestação necessitarão de autorização médica para podendo ainda o comandante autorizar seu embarque ou não. 

      Bagagens em voos internacionais costumam ter franquias maiores que os domésticos. Bilhetes de ida e volta emitidos no Brasil costumam ter franquia de 02 malas de até 32 Kg cada (não acumulativo), porém a companhia aérea em questão deverá ser consultada afim de confirmar a informação. Excesso de babagem (peso além da franquia) tem seu transporte sujeito ao pagamento de uma taxa por excesso de babagem.

      É proibido levar a bordo (bagagem de mão) líquidos e cremes em frascos maiores de 100 ml. Esse tipo de bagagem deverá ser colocado na mala a ser despachada. 

      É proibido transportar produtos de origem vegetal ou animal. 

      Alguns tipos de medicamentos necessitam prescrição médica para poderem ser levados a bordo, a prescrição deve conter o nome completo do usuário a ser confrontado com o nome no cartão de embarque. Caso o passageiro necessite levar consigo agulhas e seringas a companhia aérea deverá ser avisada no ato da compra e com antecedência ao voo, pois uma autorização deverá ser solicitada. 

      Menor de 18 anos viajando com apenas um dos pais necessita autorização do outro para viajar. Menor desacompanhado de ambos os pais necessita que tenha um maior de 18 anos responsável, ambos os pais deverão fazer uma autorização permitindo o menor viajar acompanhado deste outro maior em questão.  As autorizações podem ser feitas no Juizado de Menores da sua cidade ou pode ser efetuada autorização autenticada em cartório. Orienta-se ter um número maior de vias dessa autorização (todas originais), pois a Polícia Federal ou algum órgão de imigração poderá solicitar uma via. 

      Menores totalmente desacompanhados podem viajar sozinhos mediante pagamento de taxa de Serviço de Supervisão de Menores da companhia aérea, também será necessário efetuar autorização do Juizado de Menores ou autorização autenticada em cartório. Consultar companhia aérea antes de efetuar a compra.

      Menores de 02 anos não pagam tarifa, porém não tem direito a assento, o bebê viaja no colo do maior responsável.  Taxas aeroportuárias, de segurança, de serviço deverão ser pagas normalmente. 

      Aviso viagem; em caso de viagens internacionais é extremamente importante. O viajante deve avisar ao banco que irá fazer uma viagem internacional, informando destino e período da viagem, pois seu cartão de crédito corre o risco de ser bloqueado por segurança caso o aviso não seja feito, impossibilitando o seu uso no exterior. Para uso de celulares no exterior a operadora também deverá ser avisada, pois é necessário habilitar a linha brasileira para receber sinal no exterior.

      Bens adquiridos no exterior estão a sujeitos a cobrança de impostos na Alfandega brasileira, um documento irá ser entregue a bordo da aeronave para que o viajante possa fazer a declaração.

      Transporte de animais domésticos pode ser autorizados a viajar no interior da cabine ou no compartimento de bagagem. Este serviço não está incluso no valor da passagem, e a companhia aérea deverá ser previamente consultada.  

      Assentos podem ser marcados após a emissão da passagem mediante política e disponibilidade das companhias aéreas. Eles também se resguardam o direito de alterar o assento marcado caso necessitem. 

      Bagagem extraviada ou danificada, o passageiro deverá solicitar auxilio imediato no balcão de informações localizado dentro do setor de desembarque do aeroporto. As companhias aéreas não aceitam reclamações posteriores. Para facilitar a indentificação e localização em caso de extravio, recomenda-se ao passageiro colocar uma etiqueta por foga da bagagem com nome, endereço completo e telefone. 

  • Locação de carro Nacional e Internacional
    • Nome do condutor na reserva deve constar conforme documento que o passageiro irá utilizar para viajar. 

      Cada diária corresponde a 24 horas de locação.

      O condutor deve ter idade mínima de 21 anos e carteira de habilitação há pelo menos 02 anos. 

      Em locações internacionais alguns países podem exigir taxa de extra de condutores menores de 30 anos. 

      Não será aceita habilitação vencida, mesmo que esteja no prazo de 30 dias.

      O viajante deverá hecar se o país que deseja viajar exige Carteira Internacional de Habilitação. Caso não houver essa exigência, o brasileiro deverá apresentar sua carteira de habilitação nacional + Passaporte. Se o passageiro necessitar da habilitação  
      internacional ou simplesmente quiser faze-la, deverá entrar em contato com alguma  
      autoescola da cidade. 

      Estrangeiros devem apresentar passaporte e carteira de motorista do país de origem. Infrações de trânsito, serão cobradas em dobro (multa de agravo).

      Motoristas adicionais estarão sujeitos às mesmas regras do locatário. É indispensável que também assinem o contrato de locação.

      O locatário deverá apresentar cartão de crédito para retirada do veículo. O cartão  
      tem que estar em seu nome, mesmo condutor mesmo pagante. O cartão deverá ter um valor de limite disponível.  O valor a ser bloqueado servirá para cobrança de eventuais avarias no carro ou multas, caso o  passageiro devolva o carro no mesmo estado em que o retirou nada será cobrado em seu cartão. A apresentação do cartão de crédito é obrigatória, sem apresentação deste o viajante será impossibilitado de retirar o carro e não terá reembolso das diárias pagas.

      Para locações internacionais o cartão de crédito deve ser Internacional. Para locações dentro do Brasil o cartão pode ser internacional ou  nacional.

      Quando houver valores de taxas, impostos, informados separados do valor da locação, estes deverão ser pagos localmente. Confirme sempre o que está incluso na reserva que está adquindo. 

      Após retirada do veículo, diárias não utilizadas não serão reembolsadas.

      Com base em lei, ressaltamos que não é garantido modelo, cor, placa ou insulfilm. As locadoras garantem o grupo do veículo, de acordo com a disponibilidade no momento da retirada do mesmo. 

      Orientamos o passageiro que muitas locadoras tentam empurrar seguros e taxas não
      obrigatórias, estes extras serão debitados do cartão de crédito que está sendo  apresentado para retirada do carro, caso o cliente faça o aceite destes extras.

      Aviso viagem; em caso de viagens internacionais é extremamente importante. O viajante deve avisar ao banco que irá fazer uma viagem internacional, informando destino e período da viagem, pois seu cartão de crédito corre o risco de ser bloqueado por segurança caso o aviso não seja feito, impossibilitando o seu uso no exterior.

  • Hotel Nacional e Internacional
    • Nome do passageiro na reserva deve constar conforme documento que o passageiro irá utilizar para viajar.

      Mesmo acompanhado por um adulto, menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais para se hospedar em alguns hotéis, especialmente em grandes capitais, neste caso o hotel deve ser consultado para checar a necessidade ou não da autorização. 

      Em hotéis é obrigatório apresentação de um cartão de crédito no check-in para cobrança de eventuais extras (serviços não inclusos na diária). Caso o cliente não utilize nenhum serviço, nada é cobrado.  A apresentação do cartão de crédito internacional é obrigatória, a não apresentação pode barrar a entrada do hóspede no hotel.

       

      Passageiros com necessidades especiais, que necessitam de qualquer tipo de auxílio, hotel deverá ser avisada previamente. 

      Aviso viagem; em caso de viagens internacionais é extremamente importante. O viajante deve avisar ao banco que irá fazer uma viagem internacional, informando destino e período da viagem, pois seu cartão de crédito corre o risco de ser bloqueado por segurança caso o aviso não seja feito, impossibilitando o seu uso no exterior. Para uso de celulares no exterior a operadora também deverá ser avisada, pois é necessário habilitar a linha brasileira para receber sinal no exterior.

       

      Para viagens internacionais o passageiro deve sempre verificar as exigências imigratórias de cada país. Brasileiros quando viajam para o exterior necessitam ter passagem de volta já confirmada, comprovante do local aonde irá se hospedar (confirmação de hotel ou carta convite, por exemplo) e dinheiro para se manter durante todo o período da viagem onde vale demonstrar cartões de crédito internacionais, cartões VTM (Visa Trabel Money) juntamente algum valor em espécie na moeda do país que está visitando. Diversos países podem exigir que  brasileiros tenham visto de entrada, vacinas, seguros de viagem, entre outras exigências. 

       

  • Cruzeiro Nacional e Internacional
    • Nome do passageiro na reserva deve constar conforme documento que o passageiro irá utilizar para viajar.

      Documentação dentro do Brasil são aceitos: Passaporte (válido até o término da viagem), RG (Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados), CREA, CRM, OAB, Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade Militar, entre outros documentos de identidade civil válidos em território nacional, desde que o mesmo esteja em bom estado de conservação. Crianças menores de 09 anos podem viajar com Certidão de Nascimento Original.
      Documentação para embarque ou trafeguem fora do Brasil é aceito apenas Passaporte com validade mínima de até 6 meses por todo período da viagem. Menores de 18 anos além de Passaporte necessitam apresentar juntamente o RG.

      Cruzeiros para o exterior pode ser necessários Vistos de entrada no país, checar a necessidade de Vistos de entrada nos países dos quais o cliente deseja visitar.

      Para viagens internacionais o passageiro deve sempre verificar as exigências imigratórias de cada país. Brasileiros quando viajam para o exterior necessitam ter passagem de volta já confirmada e dinheiro para se manter durante todo o período da viagem onde vale demonstrar cartões de crédito internacionais, cartões VTM (Visa Trabel Money) juntamente algum valor em espécie na moeda do país que está visitando. 

      Diversos países poderão exigir algum tipo de vacinação, consultar consulado do país que deseja viajar. Se for o caso será necessário tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem, o viajante deverá também providenciar carteira de vacinação internacional junto a Anvisa antes do embarque.

      No check-in do navio é obrigatória apresentação de um cartão de crédito internacional ou de depósito de um valor calção para caso o passageiro queira adquirir algum produto ou serviço não incluso na tarifa do cruzeiro. Caso o cliente não utilize nada será cobrado em seu cartão ou o valor é inteiramente devolvido.  

      Bebês menores de 06 meses de idade não podem viajar em cruzeiros.

      Passageiro com necessidades especiais, que necessita de qualquer tipo de auxílio, deverá ter um acompanhante adulto responsável e terá que ser também informado previamente a empresa de cruzeiro (no ato da reserva), pois eles irão avaliar as possiblidades de acomodar tal passageiro, pois é limitado o número de cabines que possuem acessibilidade.

      Mulheres grávidas com 24 semanas ou mais de gestação necessitarão de autorização médica para podendo ainda o comandante autorizar seu embarque ou não. 

      Alguns tipos de medicamentos necessitam prescrição médica para poderem ser levados a bordo, a prescrição deve conter o nome completo do usuário a ser confrontado com o nome no cartão de embarque. Caso o passageiro necessite levar consigo agulhas e seringas a companhia aérea deverá ser avisada no ato da compra e com antecedência ao voo pois uma autorização deverá ser solicitada. 

      Serviços médicos não estão inclusos no valor do cruzeiro (nem mesmo no all inclusive), caso necessitar o passageiro deverá arcar com os custos do atendimento e medicamentos. Por isso é muito importante fazer  Seguro Viagem (consulte seu agente).

      Seguro de viagens que dá assistência médica e odontológica é obrigatório para entrada em alguns países e sempre recomendável para todos os demais destinos, pois esse tipo de assistência sempre é feito de forma particular para os turistas.  O seguro deve ter cobertura do dia que o viajante deixa o país até o dia que pisa em solo brasileiro novamente.  Para Europa, por exemplo, brasileiros necessitam de um seguro que cubra EUR 30 mil de assistência medica acidental. 

      Ligações telefônicas e internet não estão inclusas no valor do cruzeiro e devem ser pagas a parte. 

      Em cruzeiros internacionais, principalmente com embarque já no exterior é comum não haver  tripulantes que falam o idioma português. Já os que embarcam em nosso território geralmente há tripulantes que falam português e espanhol.

      Aviso viagem; em caso de viagens internacionais é extremamente importante. O viajante deve avisar ao banco que irá fazer uma viagem internacional, informando destino e período da viagem, pois seu cartão de crédito corre o risco de ser bloqueado por segurança caso o aviso não seja feito, impossibilitando o seu uso no exterior. Para uso de celulares no exterior a operadora também deverá ser avisada, pois é necessário habilitar a linha brasileira para receber sinal no exterior.

  • Seguro / Assistência Viagem
    • O seguro de viagens deve compreender o período todo da viagem do cliente, do momento que embarca  até o momento que desembarca no Brasil. 

      Nome do passageiro na reserva deve constar conforme documento que o passageiro irá utilizar para viajar.

      Seguro de viagens que dá assistência média e odontológica é obrigatório para entrada em alguns países e sempre recomendável para todos os demais destinos, pois esse tipo de assistência sempre é feito de forma particular para os turistas.  O seguro deve ter cobertura do dia que o viajante deixa o país até o dia que pisa em solo brasileiro novamente.  Para os países da Europa, por exemplo, brasileiros necessitam de um seguro que cubra EUR 30 mil de assistência medica acidental, entre outros países. 

  • Passaporte
    • O Passaporte é um documento de direito de cada cidadão brasileiro. Ele é expedido pela Polícia Federal, você pode procurar o posto de atendimento mais próximo de sua cidade, porém é permitido solicitar em qualquer unidade do Brasil.

      Hoje é necessário entrar no site da Polícia Federal, preencher alguns dados pessoais com a finalidade de gerar um protocolo de atendimento. Esse protocolo dará origem a uma guia para pagamento bancário da taxa do passaporte e também à abertura de um calendário onde deverá agendar uma data e hora para o atendimento.

      O cidadão deverá comparecer no local e data agendados portando documentos originais (checar listagem no link abaixo) e comprovante de pagamento da taxa.

       

       

       

      Acesse:  http://www.dpf.gov.br

       

      Na página inicial há um campo PASSAPORTE, clique em REQUERER PASSAPOTE.  Nesse local você encontrará o passo a passo para solicitar o seu documento.

       

      No item 01 há uma listagem dos documentos que deverão ser levados no dia agendado ou clique no link a seguir http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria 

       

      No item 02 clique em emissão de passaporte, é neste local que você irá digitar seus dados e no final o protocolo e o boleto (GRU) é gerado automaticamente. Imprima esses documentos!

       

      Logo após, irá aparecer os nomes das unidades em que poderá solicitar o atendimento, selecione a unidade mais próxima da sua cidade, selecione uma data disponível no calendário e depois um horário e imprima a confirmação de atendimento.

       

      Você pode voltar no passo REQUERER PASSAPORTE e repetir algum procedimento se necessário for.  Digamos que você tenha urgência em fazer o documento, mas a unidade que você escolheu não possui disponibilidade de atendimento nas próximas semanas, você pode voltar ao agendamento e selecionar outra unidade de sua escolha (exemplo: não há lugar em Itajaí, mas há em Florianópolis). A guia de pagamento é única, o pagamento da mesma dá direito de efetuar o documento em qualquer posto da Polícia Federal.

       

      Importante:

      ·         Não se esqueça de levar seus documentos originais no dia do agendamento, é indispensável levar junto passaporte anterior (caso tenha) mesmo que tenha vistos válidos nele.

      ·         A guia de pagamento da taxa (GRU) deverá ser paga antes de comparecer ao posto da Policia Federal na data agendada, mesmo que o vencimento tenha mais prazo.

      ·         Caso deixe vencer a guia (GRU) deverá ser feito um procedimento todo novo.

      ·         Em caso de menores de 18 anos é necessário autorização tanto do pai quanto da mãe para que o menor seja atendido. Caso um dos pais não possa comparecer com a criança o faltante poderá fazer uma autorização e autenticá-la em cartório, isso dispensa a sua presença.  Modelo de autorização acesse este link http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/AUTORIZACAO_PARA_CONCESSAO_DE_PASSAPORTE_PARA_MENOR.doc 

      ·         Você não será atendido pela Polícia Federal sem antes ter feito todos esses procedimentos no site.

      ·         Passaporte demora em média de uma semana para ficar pronto, não deixe de preencher corretamente o seu e-mail, pois caso ele fique pronto antes você receberá um informativo.

      ·         Apenas o titular do Passaporte poderá retira-lo.

       
       

      Telefone de contato da Polícia Federal para esclarecimentos:   Disque 194

       

      Ou pelo e-mail  faleconosco@dpf.gov.br      

       

      Fonte: Site oficial da Polícia Federal  http://www.dpf.gov.br/                          

  • FORMAS DE PAGAMENTO
    • Passagem + hotel (pacote) =  em até 10x sem juros no Cartão Havan.

      Hotel  =  em até 05x sem juros ou em mais vezes com juros no Cartão Havan.

      Passagem aérea nacional  =  em até 05x sem juros ou em mais vezes com juros no Cartão Havan.

      Passagem aérea internacional  =  em até 05x sem juros ou em mais vezes com juros no Cartão Havan.

      Ingressos Parques:  em até 05x sem juros no Cartão Havan ou nos cartões de crédito de pessoa física (visa, mastercard, diners club , hiper, hipercard, sicred, sorocred, cabal).

      Cruzeiros: sob consulta. 

      A Havan Viagens reserva o direito de alterar suas formas de pagamento a qualquer momento. 

      Duvidas entre em contato conosco através do havanviagens@havan.com.br 

       

  • Vacinas
    • >>>FEBRE AMARELA<<<
       
      Esta Viajando para uma área de risco de Febre Amarela? 
       
      Se você esta viajando para o RJ, SP ou BA e não tiver tomado a vacina
      contra a Febre Amarela, procure a unidade de Saúde mais próxima de sua casa
      e vacine-se, no mínimo, 10 dias antes da viagem. Mas se você já tomou
      uma dose, fique tranquilo, está protegido e não precisa tomar a vacina
      novamente, desde de que tenha o comprovante de vacinação. 
       
      Maiores informações em todos os postos de Saúde. Ou online acessando o link:
      http://www.brasil.gov.br/saude/2018/01/entenda-de-uma-vez-o-que-e-a-dose-fracionada-da-vacina-contra-febre-amarela
       
      Acesse a página no Ministério da Saúde e obtenha todas as informações:  
      http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao# 
       
      Link direto da listagem das cidades onde é recomendada a vacina: 
      http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/listavacinacaofa.pdf 

Obrigado por escolher Havan Viagens ... Consultando Base Online ... Buscando melhores preços ...